terça-feira, 14 de abril de 2009

A Carência De Um Bom Futebol...

Há muito tempo que o futebol brasileiro carece de um futebol bem jogado, para frente. Grandes times como aqueles dos anos 90 entraram em extinção e seu último resquício tenha sido, talvez, aquele grande time santista de 2002, que contava com os meninos Robinho e Diego, líderes do peixe na conquista do título do campeonato brasileiro.
Aqueles jogos recheados de gols e belos dribles, deram lugar a partidas truncadas, com a maioria dos gols resultantes de bolas paradas. Assim fora decidido os últimos três campeonatos brasileiros, na base do planejamento e da força física, onde a beleza do futebol assumiu papel secundário, enquanto o resultado tornou-se o grande protagonista.
Com essa crescente tendência, os mais atingidos fomos nós, torcedores. Nos contentamos apenas com a vitória de nossos times e não com a apresentação dos mesmos. Estamos de fato carentes de futebol.
Transportando tudo isso para a atmosfera do campeonato paulista, vemos o quanto isso é verdade. Infelizmente acompanhamos jogos medíocres, com públicos praticamente nulos e péssimo futebol, principalmente entre os clubes que são considerados pequenos. Não excluo os quatro grandes da capital, que tiveram sim jogos ruins, mas não por falta de bons jogadores ou de qualidade técnica, mas sim por poupar seus principais atletas para competições de maior importância. Isso tornou essas partidas muito físicas, difíceis de se jogar e assistir. Sem perder muito o foco, gostaria de expressar meu sentimento de alegria ao acompanhar as duas semi-finais do paulistão 2009. Para o agrado do bom futebol, após nove anos os quatro grandes clubes de São Paulo se classificaram para as finais do campeonato paulista, o que resgatou a magia e a emoção de um bom campeonato estadual. Toda a rivalidade e emoção presentes entre estes clubes paulistas foram a campo nas duas semi-finais: Santos 2x1 Palmeiras e Corinthians 2x1 São Paulo, que travaram umas das mais belas partidas de todo o ano. Depois de muito tempo fiquei contente e feliz ao acompanhar um "espetáculo" de futebol. Belos lances, muitos gols, rivalidade extrema e muita emoção transcenderam as quatro linhas e contagiaram integrantes de todas as torcidas, fazendo com que todos esses fatores anteriormente citados fossem, em parte, resgatados. Novos craques como Neymar (foto) nos dão esperança quanto ao ano de 2009, que promete trazer de volta o futebol ofensivo e fazer com que voltemos a chamar esse esporte de espetáculo.
Bom, resta a nós esperar que grandes clubes europeus não levem junto com nossos talentos, a alegria do torcedor brasileiro, que acaba se contentando em ver nossos craques brilhando fora do país. Espero que minhas expectativas para esse ano se confirmem, para podermos enfim, voltar a considerar o futebol brasileiro um espetáculo digno de ser assistido.

José Guilherme Ferraz

Nenhum comentário:

Postar um comentário